segunda-feira, 13 de abril de 2009

Pescando Bass na Superficie

A pesca do black bass com iscas de superficie, é um tipo de pescaria que gosto muito. Pois a emoção de ver um bass atacar uma isca no visual, é algo muito gratificante. Hoje, temos uma gama muito grande de iscas de superficie, mas todos têm as suas preferidas.

Cada isca tem alguma coisa em especial. Pois cada uma faz um nado surpreendente. O uso delas, que não é uma regra - mas que funcionam muito bem, é usar no inicio da manhã e no final da tarde. Mas por varias vezes, acabamos pegando basses em outros horarios...

Bom, como já havia dito, existem muitas iscas diferentes de supercificie... mas vou falar um pouco das que mais gosto e utilizo!


1ª) Walking the Dog – a famosa zara, que funciona em quase todas as espécies de peixes esportivos. Ela é uma isca que vem nadando em Z, na superficie, fazendo um trabalho irresistível para o bass. As minhas preferidas, são: MegaBass Dog –X (W), KingFisher Alimai 85 e Lucky Craft Sammy 85.






2ª) Élice – outra isca muito produtiva. Dependendo do modelo, as vezes gosto de vir recolhendo continuamente, já em outros modelos, gosto de dar 2 ou 3 toques de ponta de vara e paro o trabalho, daí começo de novo. Minhas favoritas: Deps BuzzJet Jr. e MegaBass Prop Darter.

Vídeo: http://www.megabass.co.jp/topics_detail.php?keyid=1254





3ª)Popper – quando dado toques de ponta de vara, ela produz bolhas, chamando a atenção do bass. O trabalho varia muito... podendo vir “poppando” constantemente ou dando algumas “poppadas” e parar por um breve tempo e reiniciar novamente o trabalho. Utilizo: KingFisher Cetus, Rebel Pop R, MegaBass Pop X.

Vídeo: http://www.megabass.co.jp/topics_detail.php?keyid=1251




4ª) BuzzBait – isca que não imita praticamente nada...hehehe... ela seria um spinnerbait, mas que vem na superficie... Sua élice gira em contato com a água, produzindo um barulho irritante e bolhas na agua. Uso: Booyah Buzzbait.

Vídeo: http://www.megabass.co.jp/topics_detail.php?keyid=1235



5ª)Joint Bait – são iscas articuladas que fazem um trabalho muito legal! Algumas possuem partes de borracha, metal ou plástico. Existem de superficie, meia agua e fundo. Não tenho tanta afinidade com essas iscas, mas as que tenho são: MegaBass XJ-100 e Imakatsu BuzzBiLL.

Vídeo: http://www.megabass.co.jp/topics_detail.php?keyid=1061





Equipamento:

Varia de pescador para pescador, mas vou falar do meu.

Vara: daiwa Heartland Bass 6'0"
Carretilha: Shimano Scorpion 1000
Linha: Sunline FC Sniper 10lb
Acessórios: snap


By Thierry.

3 comentários:

  1. Pescar achigãs à superfície é realmente fantástico.
    Thierry, de entre os poppers que mencionas, acrescento o chug bug da storm. Não é bem um popper, trata-se de um chugger, mas tenho tido grandes resultados com ele.
    O buzzjet também escolhe os peixes.
    Boas selecção de iscas duras para o artigo!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Sérgio!

    Pra mim, a pesca do achigã na superficie é a mais emocionante de todos os peixes que já peguei na superficie.

    Conheço essa chug bug.. porém não tenho, mas é uma boa isca.

    A buzzjet é uma baita isca!! Só tenho que comprar mais delas...hehehe.. pena que o preço é meio alto... :/

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Thierry, ao bass as minhas técnicas favoritas são a pesca à superfície e a pesca ao fundo. A primeira pela espectacularidade e a segunda pela dificuldade e pelo tamanho dos exemplares.
    Quanto ao chug bug da storm, experimenta no tamanho médio. Vais gostar muito e é uma isca barata.
    No Brasil tens muitas anchovas. Pega uns poppers e stickbaits e vai a um lugar onde elas apareçam. Se gostas de pescar bass, vais adorar as anchovas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir